JENNINGS, WAYLON

Ao lado de Willie Nelson, é um expoentes do chamado country “marginal”. Arnold Waylon Jennings, nasceu no Texas em 1937, ficou famoso no final da década de 50 como baixista do grupo The Crickets, acompanhando Buddy Holly.

Waylon Jennings escapou da morte em 3 de fevereiro de 1959 de um acidente aéreo que tirou a vida de Buddy Holly, Ritchie Valens e JP “The Big Bopper” Richardson. Jennings deveria ter embarcado no mesmo avião,  porém, cedeu na última hora o seu assento ao próprio Richardson.

Jennings começou a cantar country nos bares em 1965, onde conheceu Willie Nelson. Na década de 1970, tornou-se associada com os chamados “marginais”, um grupo independente e informal de músicos que trabalhavam fora de Nashville. Tem como característica mais marcante, a potência de sua voz. Apesar de dominar tão bem o rock quanto as baladas country, não aceita que seu trabalho seja chamado de country-rock, dizendo-se apenas um músico country à procura de novos caminhos. Insatisfeito com as restrições impostas pelas gravadoras de Nashville, tentou em vão conquistar direitos de produção, saindo em seguida para a RCA. Com mais liberdade, produziu seus melhores trabalhos, a partir de 1970, e ganhou uma série de prêmios, entre eles, dois Grammys.

Gravou canções de sua autoria, ou do jovem Billy Joe Shaver. Uma série de álbuns dueto com Willie Nelson, culminou com o grande sucesso de vendas de 1978, “Mamas Don’t Let Your Babies Grow Up to Be Cowboys” e “Good Hearted Woman”.

Em 1979, ele gravou a canção tema para o sucesso da televisão mostram The Dukes of Hazzard, e serviu também como o narrador (“Baladeiro”) para todas as sete temporadas da série. Continuou a ser ativo na indústria fonográfica, formando o grupo The Highwaymen com Willie Nelson, Johnny Cash e Kris Kristofferson.

Waylon Jennings lançou seu último álbum solo em 1998. Em 2002, o cantor country americano Waylon Jennings morre, depois de apresentar vários problemas de saúde causados por uma diabete. Jennings tinha 64anos.

Em 2001, ele foi introduzido no Country Music Hall of Fame.

Fonte: You Tube